Tem um programa na NHK chamado Extracurricular lesson - que passa às terças e sábados às 8 horas da manhã que vale a pena ser visto (acho que mesmo para quem não entende bem o japonês dá para deduzir um pouco pelas imagens quase auto-explicativas e deliciosamente inspiradoras!)-A proposta é acompanhar diferentes experiências extracurriculares de algumas escolas japonesas.
No programa de hoje o título poderia ser traduzido mais ou menos como " Você já ouviu a voz da árvore/natureza?"「木の声が聞こえる?」
Vou tentar traduzir o release do site do programa http://www.nhk.or.jp/kagaijugyou/list/list.html
「木は生きている」塚本さんが木を治療する際、強く意識することです。 「もちろん、そんなことは」と学校の知識を持ち出し、「わかりきったことです」と子どもたち。しかし、塚本さんは首を横に振ります。「校庭の木をいたわったことはある?彼らは生きているのよ」 子どもたちには、木々が冬支度を始める1か月間、毎日、木に会いに行く宿題が課されます。
"A árvore é um ser vivo" - Enquanto a professora Tsukamoto cuida das árvores enfermas, esta é a forte percepção que lhe ocorre.
"Mas isso é lógico" - "Já estamos cansados de saber disso" - dizem as crianças do colégio.
Entretanto, Tsukamoto-san apenas inclina levemente a cabeça para os lados. - "Alguém já tocou, já fez um carinho numa árvore do pátio da escola? Eles estão vivos!"
As crianças, durante todo o mês frio de inverno, tem como dever de casa cumprimentar uma árvore todos os dias.
E assim, começa o documentário...mas dizer isso é dizer pouco.
Durante o programa, uma das crianças procura uma árvore que seja parecida com ele - fraca, magra, pequena (conforme suas próprias palavras) - e assim o faz.
Depois desse mês a professora pede para os alunos relatarem as suas percepções, inclusive ao aluno da árvore fraca - e ele diz que acha que a sua árvore está doente - fato que é posteriormente confirmado.
Todos se dirigem então ao pátio com uma pá para verificar as raízes da planta (a terra é muito dura e as raízes estão fracas ou mortas) - quando a professora pergunta:
"Como vocês acham que se sentiriam com tantas pedras e esse tipo de terra em cima?" E as crianças respondem "Tem muitas pedras no caminho" "Eu acho que a árvore deve se sentir sufocada" "É muito seco e duro, não é a toa que ela não consegue crescer"
Então todos fazem um mutirão (com ajuda de outros adultos) para escavar a terra dura, tirar as pedras, e colocar um terreno mais fértil para ela.
E o programa acaba aqui, mas lógico que é impossível a esse ponto não torcer para que a árvore, e o menino, de tez fraca cresça vigorosamente!
Aqui estão outros sites com programas interessantes

Nenhum comentário:
Postar um comentário